Valter Campanato/ABr
José Genoino
Genoino disse não ver constrangimento em reassumir vaga na Câmara

BRASÍLIA - O ex-presidente do PT José Genoino (PT-SP) tomou posse nesta quinta-feira (3) como deputado federal. Depois de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, Genoino voltou à Câmara na vaga aberta com a saída de Carlinhos Almeida (PT-SP), empossado prefeito de São José dos Campos (SP).
O deputado disse não ver constrangimento em reassumir vaga na Câmara, mesmo sabendo que irá perder o mandato quando a Ação Penal 470 transitar em julgado, momento no qual não é mais possível apresentar recursos para alterar a sentença.
“Me sinto confortável porque estou seguindo as normas da democracia e da Constituição do meu país. Além do mais, eu fui eleito em 2010, quando começou esta campanha condenatória", disse Genoino.
Ele citou mais de uma vez o artigo da Constituição que determina que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de ação penal que tenha resultado em condenação”. Com esse argumento, o agora deputado disse que irá atuar normalmente em seu mandato, “dia após dia”. E garantiu que irá respeitar as decisões judiciais relativas ao mensalão.
“Eu respeito esta Constituição, lutei por ela e participei da elaboração e da votação. E quem respeita, cumpre”, disse o petista, parlamentar por 24 anos, inclusive durante o período da Constituinte de 1988.
A posse de Genoino e de outros 13 deputados suplentes aconteceu a portas fechadas na presidência da Câmara dos Deputados. Eles juraram a Constituição e poderão participar de votações e elaboração de projetos.
José Genoino foi condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa no processo do mensalão. Ele era presidente do PT na época em que estourou a denúncia de um esquema de desvio de dinheiro público e de entidades privadas para a compra de apoio político ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O deputado foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, mas os advogados ainda podem apresentar recursos. O STF decidiu que os parlamentares condenados em ação penal terão seus mandatos cassados automaticamente após a publicação da sentença.

Vejam mais:

Genoino terá gabinete classe A
03/01/2013 | 12:01
     
O deputado José Genoino (PT-SP) vai utilizar, após sua posse na 
Câmara,  um dos melhores gabinetes da Casa. Será na ala dos 
ex-presidentes do Legislativo, segundo a assessoria da Câmara, e fica 
próximo ao plenário e às salas das comissões permanentes. Os deputados 
Marco Maia (PT-RS), que deixa a presidência em fevereiro, e Inocêncio 
Oliveira (PR-PE), serão seus vizinhos de corredor. No corredor do lado 
oposto fica o gabinete do deputado e ex-presidente João Paulo Cunha 
(PT-SP), também condenado no julgamento do mensalão. 
http://www.claudiohumberto.com.br/principal/

Deveria estar em uma cela 2X2 com mais 20 bandidos na seca.
Cadê o TSE?? De que vale o Ficha Limpa?