domingo, 14 de abril de 2013

Desarmamento infantil: é preciso continuar ?


Por Maria Augusta Ribeiro

Infelizmente uma triste realidade assola o mundo: crianças entre 7 e 12 anos utilizando armas de fogo para fins nada recreativos, como delitos, furtos e auxiliando o criminoso universo da venda de drogas.

E foi criado em 2004 uma data para celebrar o desarmamento infantil no país e incentivar a sociedade a debater o tema e propor ideias que ajudassem a conter o aumento da criminalidade infantil e porte e arma de fogo. Além de ressaltar o papel da criança na sociedade que é, inicialmente, estudar e brincar.

belicosa-15-de-abril-dia-do-desarmamento-infantil-1Políticas direcionadas ao menor infrator portando armas de fogo são inexistentes, e propostas de emancipação desse menor, em caso de crime hediondo se utilizando de armamento, começam a ser debatidas.

Algumas iniciativas para promover a troca de uma arma de brinquedo por um novo brinquedo, doces ou brindes, tem surtido efeito no quesito conscientização do menor, mas sua promoção acontece em grupos espalhados, não conseguindo atingir o país inteiro e nem mesmo mobilizar a população.

E novamente se questionam os avanços obtidos e os  resultados efetivos alcançados com esta campanha, Bem como indicadores sólidos que confirmem o declínio da  utilização de arma de fogo pelo menor.

Ao cidadão que deseja participar e se engajar positivamente nessa luta, existem grupos de debates em associações, e a internet pode ser uma boa fonte de informação para encontrar algum perto de você. Além disso, o disque denúncia da sua cidade está sempre pronto para receber informações sobre menores com armas de fogo perambulando por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: