domingo, 7 de abril de 2013

O que fazer para nao padecer no precário sistema de saúde ?



Por Maria Augusta Ribeiro
Do  blog belicosa ... 

Filas intermináveis e pacientes à espera de um tratamento que não chega são constantes nos hospitais públicos brasileiros, sucateados e com profissionais mal remunerados.

socorro-saude-sus-hospitais-belicosa-descasoEstima-se que mais de metade da população do Brasil padeça em sistemas de saúde precários, pois contraiu doenças ou feriu-se por falta de prevenção que poderia ter sido feita com boa informação. E no dia mundial da saúde, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data serve de incentivo para que governos melhorem o sistema de saúde em seus países, e conscientizem a população sobre os benefícios de uma vida  saudável.

Se o cidadão agora não tem maneiras políticas de mudar esse cenário, que tal passar seus conhecimentos e transferir informação? Sabe como se faz o soro caseiro?  Se sim, ensine ao seu vizinho e peça que ele faça o mesmo. Assim, quanto mais gente for informada, a possibilidade de precisar padecer em hospitais e policlínicas do sistema publico será menor.

sus-filas-saude-belicosa-hospitalParticipar de associações de bairro, conselhos de escola e outros grupos para debater sobre a saúde da sua comunidade pode ser uma maneira de aprender e compartilhar medidas preventivas, e assim evitar que adoeçam.

Sim, a obrigação por um sistema de saúde descente no país ainda continua sendo responsabilidade do governo, mas nada impede que mais cidadãos se mobilizem e aprendam técnicas para manipular de forma correta os alimentos, práticas de higiene e de mudança de hábitos cotidianos simples, que evitem ser mais um a reclamar de um sistema de saúde que não funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: