sábado, 10 de janeiro de 2015

Nintendo dá adeus ao Brasil. A primeira de muitas?

Nintendo dá adeus ao Brasil. A primeira de muitas?

Nintendo dá adeus ao Brasil. A primeira de muitas?

A Nintendo informou que encerrará suas atividades no Brasil, a partir de janeiro de 2015, e deixará de distribuir seus videogames e jogos físicos oficiais para Wii, Wii U e Nintendo 3DS no mercado brasileiro.
A princípio esta decisão é momentânea, mas não existe uma data oficial para a retomada das atividades da Nintendo no país, a qual utilizava a empresa Gaming do Brasil para importar seus produtos. A venda oficial de jogos (cartuchos e DVDs) e consoles continuará somente enquanto durarem os estoques da distribuidora e das lojas de varejo.
Detalhe, no resto da América Latina, a distribuição continuará normal.

Bye, bye, Brasil!

De acordo com o Bill van Zyll, diretor e gerente geral para a América Latina da Nintendo of America, problemas de logística e a alta carga tributária são os principais fatores que levaram a empresa a tomar esta decisão.

O Brasil possui um mercado único, complexo e com alta carga tributária. O modelo atual era insustentável."
Bill van Zyll (diretor e gerente geral para a América Latina da Nintendo of America)
- Por "mercado único" e "complexo", podemos entender o seguinte: bagunça generalizada, burocracia infinita, corrupção endêmica, pirataria descontrolada, falta de segurança, além de mão de obra não especializada, ineficiente e cara (com encargos trabalhistas que chegam a 100% sobre a folha de pagamento do funcionário).
O executivo afirmou também que os "desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao setor e a decisão de não ter uma operação de fabricação local".
Teoricamente, Microsoft e Sony conseguem continuar no Brasil graças aos investimentos de ambas na produção local de seus consoles (Xbox One, Xbox 360 e PS3) e prensa de jogos, o que aparentemente não é possível para a Nintendo.
Mas por que será que isto acontece?

Falta de interesse?

Algumas pessoas alegam que a Nintendo nunca se preocupou ou teve interesse de fato pelo mercado brasileiro. E que a única culpada pela empresa estar saindo do país, é ela própria.
- Oras! Empresas gostam de dinheiro e são movidas pelo lucro. Será que alguém em sã consciência acredita realmente que a Nintendo, ou qualquer outra empresa do porte dela, iria simplesmente jogar na lata do lixo (por pura preguiça ou falta de interesse) um país que gera cerca de 1,4 bilhões de dólares de receita com games e que ocupa a 11ª posição no ranking mundial deste mercado?
- Num fode, porra!

Quem quer rir, tem que fazer rir.

Para uma multinacional querer entrar no Brasil, ou ela tem excelentes "contatos" para conseguir muitos subsídios do governo (Federal, Estadual e Municipal), ou então ela tem que estar disposta a sonegar, fraudar, ou pagar muita propina para sobreviver.
Não me surpreenderei se, em um futuro não muito distante, Sony, Microsoft e muitas outras, seguirem o mesmo caminho da Nintendo. Ou será que alguém acredita que as pessoas continuarão comprando os consoles produzidos no país, a preço de ouro, por puro patriotismo, sendo que os importados estão saindo por quase a metade do preço oficial?
- Tá de sacanagem, né?!
Só para lembrar, o preço do Playstation 4, vendido oficialmente pela loja da Sony no Brasil, está saindo pela pechincha de R$3.999! Já em algumas lojas que importam o produto legalmente, sai por R$2.499 (e mesmo assim ainda é caro pra CA-RA-LE-O, já que, nos EUA, o console é vendido para o consumidor final por apenas $399 dólares, na loja oficial da Sony)
Portanto, a verdadeira questão, não é o porquê a Nintendo está saindo do país, mas sim, por quanto tempo as demais empresas continuarão por aqui?!
- Parabéns, Brasil! Se a ideia é foder este país, estamos indo no caminho certo!
Abraços,
Otário Anonymous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: